A Família Hoje | Conferência | Auditório

Datas: 21/04/2012 |Hora: 21:30 - 24:00 Localização: Auditório

Conferencista – Professor Doutor Daniel Serrão

Nasceu em Vila Real, em 1 de Março de 1928. Estudou nos Liceus de Viana do Castelo, Coimbra e Aveiro. Formou-se na Faculdade de Medicina do Porto, em 1951, e nela se doutorou e exerceu a actividade de docência e investigação, até ser Jubilado, como Professor Catedrático de Anatomia Patológica, em 1998. Deu aulas a milhares de alunos, formou docentes, orientou teses e criou estruturas de investigação, como o IPATIMUP e o Gabinete de Investigação Bioética, hoje Instituto de Bioética. Recolheu reconhecimento internacional, não apenas na Anatomia Patológica mas também em Bioética, tendo representado Portugal no Comité Director do Conselho da Europa e, a título pessoal, no Comité Internacional de Bioética da UNESCO. Por escolha de João Paulo II é Membro da Academia Pontifícia para a Vida, da Santa Sé. Prossegue desde a Jubilação uma intensa actividade de conferencista, em Portugal e no Brasil, sobre os mais diversos temas da moderna Bioética. Recentemente, foi eleito por aclamação Membro Honorário da Academia Fides et Ratio do Rio de Janeiro.

Moderador – Professor Doutor Henrique Manuel S. Pereira

Licenciado em Teologia, com dois anos de mestrado em Teologia Sistemática (Universidade Católica Portuguesa, Porto) e doutorando em Cultura Portuguesa (Universidade de Aveiro). Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto), jornalista (Diário de Notícias e TVI), membro do Conselho de Investigadores do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR). Realizou e apresentou programas radiofónicos (RR, RFM e Antena 2). Argumentista, produtor e realizador de obras de ficção e documentários. Autor e coordenador do Projecto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro. Dirigiu revistas e publicou duas dezenas de livros e mais de meia centena de artigos científicos e recensões críticas em revistas nacionais e internacionais.