Clube de Teatro

LORDator

O LORDator, inicialmente conhecido por Clube de Teatro, nasceu, em março de 2006, para complementar um conjunto de atividades desenvolvidas pela Fundação A LORD. Começou com um grupo constituído por dez elementos femininos, orientado pelas animadoras da Biblioteca desta Instituição, Ana Ferreira e Eugénia Gonçalves.

O primeiro projeto deste Clube de Teatro – Teatro nas Escolas – foi implementado pela Biblioteca e dirigido às escolas da cidade de Lordelo.

Desde essa data, tem apresentado várias peças, não só no Auditório da Fundação, mas também noutras instituições:

• abril de 2006, A Casinha de Chocolate dos irmãos Grimm, na Comemoração do Dia Mundial do Livro, no Auditório da Biblioteca;
  • dezembro de 2006, A Casinha de Chocolate dos irmãos Grimm, na Festa de Natal dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Lordelo;
  • dezembro de 2007, Um Roubo na Véspera de Natal de Inácio Nuno Pignatelli, no Aniversário da Biblioteca da Fundação, no Auditório da Biblioteca;
  • abril de 2008, A Guerra do Tabuleiro de Xadrez de Manuel António Pina, no encerramento do curso de teatro, orientado pelo ator e encenador Fernando Moreira e pela atriz Ângela Marques, na Comemoração do Dia Mundial do Livro, no Auditório da Fundação;
  • dezembro de 2008, O Natal Mais Triste do Mundo de Fernando Moreira e Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • abril de 2009, participação na gravação do último episódio da série Morangos com Açúcar, a convite da atriz Ângela Marques, na Escola Secundária Rainha D. Amélia – Lisboa;
  • abril de 2009, Auto da Barca do Inferno séc. XXI, adaptação da obra de Gil Vicente, realizada por Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • abril de 2010, O Intervalo da Vida I de Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • outubro de 2010, O Ciclista Voador (o lordelense Ribeiro da Silva), projeto da Astro Fingido e da Fundação A LORD, patrocinado pela Direção Geral das Artes | Ministério da Cultura, no Auditório da Fundação;
  • novembro de 2010, O Intervalo da Vida I de Eugénia Gonçalves, no Auditório de Sobreira – Paredes;
  • novembro de 2010, O Intervalo da Vida de Eugénia Gonçalves, no Auditório de Cête – Paredes;
  • abril de 2011, Atenção! Marchar, Rir, Marchar… de Eugénia Gonçalves, na Comemoração do Dia Mundial do Livro, no Auditório da Fundação;
  • outubro de 2011, Atenção! Marchar, Rir, Marchar… de Eugénia Gonçalves, no Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP) de Vila Chã – Amarante;
  • abril de 2012, Carnaval Infernal de Carlos Manuel Pires Correia, adaptado e encenado por Eugénia Gonçalves, na Comemoração do Dia Mundial do Livro, no Auditório da Fundação;
  • junho de 2012, Carnaval Infernal de Carlos Manuel Pires Correia, adaptado e encenado por Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • junho de 2012, Carnaval Infernal de Carlos Manuel Pires Correia, adaptado e encenado por Eugénia Gonçalves, no Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP) de Vila Chã – Amarante;
  • novembro de 2012, Carnaval Infernal de Carlos Manuel Pires Correia, adaptado e encenado por Eugénia Gonçalves, nas Comemorações de Elevação a Freguesia, em Leça do Balio;
  • fevereiro de 2014, O Intervalo da Vida II de Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • novembro de 2015, O Intervalo da Vida III de Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação;
  • fevereiro de 2016, O Intervalo da Vida III de Eugénia Gonçalves, no Auditório da Fundação.

Este grupo de teatro pretende continuar a dinamizar a sua atividade no sentido de desenvolver, na comunidade, o gosto pela representação.

Lordator

LORDator Juvenil

A Fundação A LORD criou, em outubro de 2012, o grupo de teatro LORDator Juvenil destinado a crianças com idades compreendidas entre os oito e os doze anos. Este grupo visou disponibilizar aos mais pequenos o acesso ao teatro e despertar talentos de representação e a criatividade.

A partir de 2017, o LORDator Juvenil foi integrado no grupo LORDator, no sentido em que os seus elementos atingiram a idade limite anteriormente indicada.

Lordator Juvenil