Se está a ver esta mensagem é porque está a utilizar uma versão antiga do Internet Explorer incompatível com o actual site da Fundação A LORD.

Actualize o Internet Explorer para a sua versão mais recente ou instale um dos navegadores de internet abaixo sugeridos por nós:


Internet Explorer

Mozilla Firefox

Google Chrome

Opera

Dinamização da Cultura, da Educação e da Sociedade

CONCERTO DE PÁSCOA

Datas: 06/04/2013 |Hora: 21:30 Localização: Salão Paroquial de Lordelo - Paredes

Cartaz Concerto de Pascoa

ORFEÃO DA FUNDAÇÃO A LORD

A tradição musical em Lordelo (Paredes) remonta à primeira metade do século XX, época em que o Maestro Vergílio Pereira fundou, nesta cidade, o Orfeão Castro Araújo, que obteve a Medalha de Ouro no 1.º Concurso Orfeónico, realizado na cidade do Porto, em 1932.

Tentando retomar esta tradição, criou-se, em 1998, o Orfeão da Fundação A LORD, com o objetivo de continuar a sensibilizar a população para esta área cultural, incutindo-lhe o gosto pela música e ocupando de forma profícua os seus tempos de lazer.

Este coral é constituído por cerca de 27 elementos e interpreta música vocal a capella, abrangendo no seu repertório os mais diversos estilos.

Através dos seus concertos, tem permitido divulgar o nome de Lordelo e da sua Fundação.

A partir do ano 2000, e apesar da sua juventude, começou a participar em alguns eventos culturais organizados pela Fundação A LORD, tais como o OrffLORD (Festival de Orfeões) e concertos de Páscoa e Natal, e a apresentar-se em várias localidades do nosso País, destacando-se a sua participação, em colaboração com outros coros, num memorável concerto realizado na cidade do Porto, no dia 24 de junho de 2002, sob a direção do Cónego Dr. Ferreira dos Santos.

Em abril de 2011, efetuou a sua primeira internacionalização ao participar no VIII Certame de Habaneras de Naron (Espanha).

Em 2008, gravou um CD, no qual se registou uma boa parte do seu longo e diverso repertório, tendo em vista divulgar o trabalho já realizado.

É dirigido pelo Maestro Luís Monteiro, que abraçou este projeto desde o seu início, apresentando-o, pela primeira vez em público, no dia 16 de junho de 1999, aquando do primeiro aniversário da Fundação A LORD.

MAESTRO LUÍS BOVIÃO MONTEIRO

O Maestro Luís Bovião Monteiro nasceu na cidade do Porto em 1972 e começou a estudar, aos 10 anos, solfejo e trompete, na Escola de Música da Banda Marcial S. Cristóvão de Rio Tinto.

Com 16 anos ingressou na classe de trompete do Conservatório de Música do Porto, tendo frequentado a turma do Professor Macedo e, mais tarde, do Professor Francisco Silva. Enquanto aluno do Conservatório, teve como orientador da disciplina de Coro o Professor Lino Gaspar e da disciplina de Classes de Conjunto o Professor Kamen Goleminov. Participou em inúmeros concertos promovidos pelo Conservatório de Música do Porto na qualidade de trompetista, tendo sido convidado para integrar o Coro de Câmara do referido conservatório, com o qual se apresentou, por diversas vezes, em público.

Em 1991 frequentou, como trompetista, o XVIII Curso de Jovens Músicos, promovido pelo INATEL. No mesmo ano, entrou no Instituto Superior de Contabilidade do Porto (ISCAP), tendo fundado a Tuna de Contabilidade do Porto. Como elemento da mesma, percorreu quase todos os países da Europa (salientando-se entre os principais Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda…), bem como de outros continentes (Canadá, E.U.A, Hong Kong, Macau e China). Organizou ainda vários encontros internacionais de tunas académicas e gravou um CD.

Na qualidade de trompetista, integrou a Orquestra de Câmara HARPA (1993-1995), e diversas bandas filarmónicas, destacando-se a sua passagem pela Banda de Música da Trofa (1997-2007).

Em 1995 foi convidado a fazer parte do Coro Cláudio Carneyro, sobressaindo a sua participação nos Concertos de São Roque (Lisboa) e a deslocação, no ano de 2000, a Inglaterra, para dar alguns concertos com aquele coro, a convite da Associação Oporto/Bristol.

Em 1998 foi convidado para liderar a formação do Orfeão da Fundação A LORD, do qual é, atualmente, Maestro. Paralelamente, no seio da Fundação A LORD, tem organizado eventos de carácter musical/cultural – OrffLORD, concertos de Natal, de Páscoa e do Dia Mundial da Música.

Tem frequentado diversos cursos de direção coral e de orquestra, destacando-se os orientados pelos Maestros Robert Houlihan, Baldur Brönnimann e Marcel Van Bree.

Em abril de 2005 e março de 2007 foi convidado para se deslocar a Ponta Delgada (Açores), a convite do Coral de São José, para participar como Maestro convidado no concerto da Petite Messe Solennelle de Gioachino Rossini e Requiem de Verdi.

Nos anos de 2004 e 2005 foi o maestro da Banda Filarmónica de S. Mamede de Riba Tua.

Desde 2007 é responsável pela direção artística do Coro Litúrgico da Capela de N.ª S.ª da Ponte (Rio Tinto).

PROGRAMA

1.ª PARTE

Jesu, Salvator Mundi

Menegali (séc. XVIII)

O Domine, Jesu Christe

Palestrina (séc. XVI)

Ave Maria

Arcadelt (séc. XVI)

O Crux Ave

Palestrina (séc. XVI)

Benedictus

Lasso

Agnus Dei

Hassler

Miserere

A. Lotti

Locus Iste

Bruckner (séc. XIX)

Sanctus

Mozart

Adoramus Te

Mozart

Ave Verum Corpus

Mozart

Jubilate Deo

Mozart

2.ª PARTE

The Lord bless you and keep you

John Rutter

In That Beautiful World on High

Nathaniel Dett

Go down, Moses (Espiritual Negro)

Anónimo

I don’t know how…

Jesus Christ Superstar

Can’ t help falling in love

Lord I Want (Espiritual Negro)

Anónimo

Amazing Grace (Espiritual Negro)

J. Newton

Freedom (Espiritual Negro)

Anónimo

 

Partilhe!

Sem comentários.

Responder