CONCERTO DE PÁSCOA

Datas: 06/04/2013 |Hora: 21:30 Localização: Salão Paroquial de Lordelo - Paredes

Cartaz Concerto de Pascoa

ORFEÃO DA FUNDAÇÃO A LORD

A tradição musical em Lordelo (Paredes) remonta à primeira metade do século XX, época em que o Maestro Vergílio Pereira fundou, nesta cidade, o Orfeão Castro Araújo, que obteve a Medalha de Ouro no 1.º Concurso Orfeónico, realizado na cidade do Porto, em 1932.

Tentando retomar esta tradição, criou-se, em 1998, o Orfeão da Fundação A LORD, com o objetivo de continuar a sensibilizar a população para esta área cultural, incutindo-lhe o gosto pela música e ocupando de forma profícua os seus tempos de lazer.

Este coral é constituído por cerca de 27 elementos e interpreta música vocal a capella, abrangendo no seu repertório os mais diversos estilos.

Através dos seus concertos, tem permitido divulgar o nome de Lordelo e da sua Fundação.

A partir do ano 2000, e apesar da sua juventude, começou a participar em alguns eventos culturais organizados pela Fundação A LORD, tais como o OrffLORD (Festival de Orfeões) e concertos de Páscoa e Natal, e a apresentar-se em várias localidades do nosso País, destacando-se a sua participação, em colaboração com outros coros, num memorável concerto realizado na cidade do Porto, no dia 24 de junho de 2002, sob a direção do Cónego Dr. Ferreira dos Santos.

Em abril de 2011, efetuou a sua primeira internacionalização ao participar no VIII Certame de Habaneras de Naron (Espanha).

Em 2008, gravou um CD, no qual se registou uma boa parte do seu longo e diverso repertório, tendo em vista divulgar o trabalho já realizado.

É dirigido pelo Maestro Luís Monteiro, que abraçou este projeto desde o seu início, apresentando-o, pela primeira vez em público, no dia 16 de junho de 1999, aquando do primeiro aniversário da Fundação A LORD.

MAESTRO LUÍS BOVIÃO MONTEIRO

O Maestro Luís Bovião Monteiro nasceu na cidade do Porto em 1972 e começou a estudar, aos 10 anos, solfejo e trompete, na Escola de Música da Banda Marcial S. Cristóvão de Rio Tinto.

Com 16 anos ingressou na classe de trompete do Conservatório de Música do Porto, tendo frequentado a turma do Professor Macedo e, mais tarde, do Professor Francisco Silva. Enquanto aluno do Conservatório, teve como orientador da disciplina de Coro o Professor Lino Gaspar e da disciplina de Classes de Conjunto o Professor Kamen Goleminov. Participou em inúmeros concertos promovidos pelo Conservatório de Música do Porto na qualidade de trompetista, tendo sido convidado para integrar o Coro de Câmara do referido conservatório, com o qual se apresentou, por diversas vezes, em público.

Em 1991 frequentou, como trompetista, o XVIII Curso de Jovens Músicos, promovido pelo INATEL. No mesmo ano, entrou no Instituto Superior de Contabilidade do Porto (ISCAP), tendo fundado a Tuna de Contabilidade do Porto. Como elemento da mesma, percorreu quase todos os países da Europa (salientando-se entre os principais Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda…), bem como de outros continentes (Canadá, E.U.A, Hong Kong, Macau e China). Organizou ainda vários encontros internacionais de tunas académicas e gravou um CD.

Na qualidade de trompetista, integrou a Orquestra de Câmara HARPA (1993-1995), e diversas bandas filarmónicas, destacando-se a sua passagem pela Banda de Música da Trofa (1997-2007).

Em 1995 foi convidado a fazer parte do Coro Cláudio Carneyro, sobressaindo a sua participação nos Concertos de São Roque (Lisboa) e a deslocação, no ano de 2000, a Inglaterra, para dar alguns concertos com aquele coro, a convite da Associação Oporto/Bristol.

Em 1998 foi convidado para liderar a formação do Orfeão da Fundação A LORD, do qual é, atualmente, Maestro. Paralelamente, no seio da Fundação A LORD, tem organizado eventos de carácter musical/cultural – OrffLORD, concertos de Natal, de Páscoa e do Dia Mundial da Música.

Tem frequentado diversos cursos de direção coral e de orquestra, destacando-se os orientados pelos Maestros Robert Houlihan, Baldur Brönnimann e Marcel Van Bree.

Em abril de 2005 e março de 2007 foi convidado para se deslocar a Ponta Delgada (Açores), a convite do Coral de São José, para participar como Maestro convidado no concerto da Petite Messe Solennelle de Gioachino Rossini e Requiem de Verdi.

Nos anos de 2004 e 2005 foi o maestro da Banda Filarmónica de S. Mamede de Riba Tua.

Desde 2007 é responsável pela direção artística do Coro Litúrgico da Capela de N.ª S.ª da Ponte (Rio Tinto).

1.ª PARTE

Ave Verum Corpus

Jubilate Deo

2.ª PARTE