DANÇAS CLÁSSICAS E LATINO-AMERICANAS | 22 FEVEREIRO

Datas: 18/02/2014

Cartaz - 22_FEV-01

QUEM SOMOS

O Clube de Dança de Salão do Porto tem como objetivo principal o ensino de todas as danças de salão, na sua vertente latino-americanas e standard. Este ensino destina-se à formação de pares de dançarinos para a competição. Todavia, também são ministradas as mesmas danças com um pendor meramente recreativo (dança social). O ensino da dança, destinado à competição, tem como finalidade a participação dos seus dançarinos em campeonatos e festivais em Portugal e no estrangeiro, bem como em vários espetáculos recreativos.

Desde muito cedo que Luís Machado e Júlia Almeida, ao resolverem dedicar a sua vida à dança de salão, acalentaram um sonho que se traduziu no desejo de conseguirem os meios necessários que lhes permitissem fundar uma escola de dança de salão, na Cidade do Porto, onde esta modalidade passasse a ser ensinada, segundo as normas e técnicas internacionais, dando, assim, ao Norte do país idênticas condições que, àquela data, só existiam em Lisboa. Com o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos foi possível a concretização deste sonho.

À escola de dança, cuja constituição oficial remonta a 1 de setembro de 1990, conforme Diário da República n.º 180, III Série, de 7 de agosto de 1991, foi dado o nome de Clube de Dança de Salão do Porto.

De ano para ano, o Clube foi crescendo, tendo, atualmente, cerca de 140 participantes, de ambos os sexos, a partir dos 8 anos de idade.

Desde a sua fundação, o Clube de Dança de Salão do Porto tem tido, como grandes linhas mestras da sua atividade, a divulgação da dança no Norte do País e, consequentemente, a preparação de pares de dançarinos para a alta competição da modalidade em campeonatos nacionais e no estrangeiro, podendo afirmar-se que, graças ao exímio trabalho pedagógico dos seus responsáveis artísticos, Luís Gonzaga e Júlia Almeida, os seus objetivos têm sido plenamente atingidos. Tendo em conta o seu palmarés artístico, a importância cultural, o incremento dado à prática de dança de salão no Norte do país e os resultados positivos conseguidos em Portugal e no estrangeiro, foi concedido a este Clube o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, de acordo com o publicado no Diário da República, n.º 201, II Série, de 31 de agosto de 2000.

O Clube de Dança de Salão do Porto tem estado presente em todos os Campeonatos Nacionais de Dança de Salão (latino-americanas e standard), nas categorias de Juvenis, Juniores, Juventude e Amadores, tendo conseguido lugares de grande destaque (campeões, vice-campeões e finalistas) em todos os escalões, alargando também a sua participação aos torneios internacionais realizados no nosso país.

A fim de dar aos seus dançarinos um desenvolvimento técnico-artístico cada vez mais aperfeiçoado, o Clube tem-lhes possibilitado aulas especiais ministradas por conceituados professores estrangeiros (Gorin Nordin, Paul Holmes, Jean Luc, Erick Donaldson, Sammy Stopford, Stefano Francia, Nigel Tiffany, Carol Macraild, Barbara McColl e Susan Walker), tendo sido alguns deles Campeões Mundiais.

DANÇARINOS

• Frederico e Sofia