DOCUMENTÁRIO “NOME DE GUERRA, A VIAGEM DE JUNQUEIRO”

Datas: 27/04/2013 |Hora: 21:30 Localização: Auditório Fundação A LORD, Lordelo - Paredes

Cartaz - 27-04-2013

Nome de Guerra, A Viagem de Junqueiro é o título da primeira longa-metragem de documentário sobre a vida, obra, pensamento, polémicas e legado cultural de Guerra Junqueiro (1850-1923), realizado por Henrique Manuel Pereira e produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Persona poliédrica, Guerra Junqueiro foi poeta, político, colecionador de arte, agricultor e homem de ciência. Amado e discutido de forma extremada, Junqueiro configura uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa, tendo-se afirmado como a “voz poética da República”.

O filme resulta de mais de 100 horas de filmagens, de 30 horas de entrevistas e da recolha exaustiva de material de arquivo fílmico, fotográfico, sonoro, bibliográfico/iconográfico, feita dentro e fora do país.

A Banda Sonora é integralmente construída com músicas compostas sobre ou inspiradas na obra do Poeta. Aqui depõem, entre outros, Eduardo Lourenço, Mário Soares, D. Manuel Clemente, Nuno Júdice, António Cândido Franco, José Carlos Seabra Pereira, Miguel Real, Elias Torres Feijó…

Participações especiais: Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Manoel de Oliveira, Pedro Abrunhosa.

Realização: Henrique Manuel Pereira

Investigação Histórica, Entrevistas e Argumento: Henrique Manuel Pereira

Assistente de realização: Pedro Alves

Produção: Escola das Artes (Marta Reis, Henrique Manuel Pereira)

Direção de Fotografia: António Morais, Pedro Alves

Design de Som: João Cordeiro

Locução: Fernando Alves

Montagem: Renata Ramos

Design Gráfico: Ida Cruz

HDV

Duração: 90min Idioma: Português Legendas: Inglês e Espanhol

Notas sobre o realizador:

Henrique Manuel Pereira é professor da Escola das Artes (UCP. Porto), departamento de Som e Imagem. Doutor em Cultura Portuguesa, com a tese O Universo Cultural do Poeta Guerra Junqueiro: Da Contradição à Unidade Polifónica. É ensaísta no âmbito da comunicação, literatura, historiografia; membro do Conselho de Investigadores do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) e do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL).

Argumentista e realizador de meia dezena de documentários, concebeu e coordenou o projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro.

Produtor, realizador e apresentador de vários programas radiofónicos (RR, RFM, Antena 2); integrou a Direção de Informação da TVI (jornalista e editor); jornalista do Diário de Notícias; dirigiu as revistas Atrium e Saber (e) Educar.

Publicou duas dezenas de livros e mais de meia centena de artigos científicos e recensões críticas em revistas científicas nacionais e internacionais.