Espetaculo | GRUPO CORAL DA JUSTIÇA: CORAL, INSTRUMENTAL, DANÇAS E CANTARES POPULARES | 16 setembro

Datas: 16/09/2017 |Hora: 21:30 Localização: Auditório da Fundação A LORD, Lordelo Paredes

GRUPO CORAL DA JUSTIÇA

O Grupo Coral da Justiça do Porto é uma Associação Cultural que iniciou a sua atividade em 1984, no Palácio da Justiça do Porto, tendo por objetivos, entre outros, a interpretação e difusão da música erudita e de raiz popular na sua expressão coral e instrumental.

Nascido da iniciativa de um número restrito de Juízes, atualmente Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça já jubilados, é constituído fundamentalmente por Magistrados Judiciais e do Ministério Público, Advogados, Solicitadores, Notários e Oficiais de Justiça.

Aberto desde sempre a todas as iniciativas culturais que os seus associados entenderam promover, acabaria por vingar, desde logo, e de modo mais consistente, o Grupo Coral que teve a sua primeira intervenção, nesse ano, na abertura do Ano Judicial no Palácio da Justiça do Porto.

Desde então, e já enriquecido com os Grupos Instrumental e de Danças e Cantares Populares, entretanto criados, têm-se sucedido as intervenções do Grupo Coral da Justiça em várias localidades, do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e por alguns países da União Europeia (aqui, a convite de Magistrados do Tribunal das Comunidades), assim prosseguindo os ideais da paz social, da harmonia e da solidariedade entre os Homens que a Justiça procura conseguir, e, a Cultura, quando verdadeira e digna desse nome, não deixa igualmente de proclamar.

Grupo Coral

Direção Artística: Francisco Ferreira

Desde finais de 2013, com a saída, por razões de saúde, do Sr. Joel Marques que, durante cerca de 26 anos, assumiu a sua regência, a Direção Artística do Grupo Coral tem sido assumida pelo Sr. Francisco Ferreira, associado de velha data do Grupo Coral da Justiça que, com igual paixão pela música, mas num estilo diferente, mais vivo e mais solto mormente na procura de novas peças que enriquecem o repertório do Coro, tem conseguido manter vivo o interesse de todos nos ensaios que vem assegurando por inteiro. Assegurando, também, a regência do Coro nos espetáculos em que o mesmo tem vindo a participar.

Grupo Instrumental

Direção Artística: Maestro Mário Rodrigues

Iniciou a educação musical aos 6 anos com o seu pai.

Concluídos os estudos secundários, entrou no Conservatório de Braga onde finalizou o curso geral na classe de violino do Professor Silva Pereira.

No Conservatório do Porto, veio a concluir o curso superior de violino, merecendo, por concurso, o prémio Gulbenkian de melhor aluno de 1973.

Foi Concertino na Orquestra Sinfónica do Porto até à sua extinção.

Dedicou-se ao estudo de direção de orquestras com o Maestro Professor Silva Pereira, estudo que veio a completar em Siena, Itália, com o Maestro russo Guennadi Rozhdestvenski.

Durante dois anos, exerceu a atividade de coordenador cultural do INATEL, distrito do Porto, onde fundou a Escola de Música.

Exerceu as funções de Maestro da Orquestra Clássica do Porto e de Diretor da Orquestra Konstantina que ele próprio fundou.

Grupo de Danças e Cantares Populares

Direção Artística: Normando Machado

O Dr. Normando Machado ingressou no GCJ do Porto, em 1986, para assumir e desenvolver a ideia da criação de um Grupo Instrumental (que então dava os primeiros passos por iniciativa de dois associados do GCJ) e de um Grupo de Cantares (que na altura valia essencialmente pela amizade e convívio que ligava os seus elementos), com os quais se procurava criar um espetáculo mais rico culturalmente, agradável e não cansativo pela diversidade dos géneros musicais que o integravam.

Com largos e sólidos conhecimentos musicais, sob a sua Direção Artística (que manteve durante vários anos), o Grupo Instrumental ganhou a estrutura que ainda hoje se mantém. Enriqueceu o seu repertório com novas melodias e mesmo algumas harmonizações de sua autoria, naturalmente adequadas às características instrumentais do grupo.

Com igual dinamismo, criou o Grupo de Danças e Cantares Populares, cuja Direção Artística mantém. Passou a incluir no seu repertório algumas harmonizações e arranjos da sua autoria e, no final, um momento com sabor a Coimbra, naturalmente reflexo da sua ligação (bem como de outros elementos do Grupo) àquela cidade pela vida académica aí vivida, corporizada num conjunto de baladas por si selecionadas e que foram interpretadas por Zeca Afonso.

1.ª Parte | Grupo Coral

Inno Alla Notte – Beethoven