EXPOSIÇÃO À DESCOBERTA DA COOPERATIVA A LORD

Como já é sabido, a Fundação A LORD desenvolve uma vertente educacional muito intensa e interessante.

Para celebrar os 80 anos da Cooperativa de Electrificação A LORD, os seus responsáveis decidiram fazer uma retrospetiva histórica da instituição, dum modo acessível às crianças. Com esse objetivo, apresentou-se ao público uma exposição que, conjugando a imagem e o texto, nos contou a formação, as atividades e a importância geral da Cooperativa/Fundação para a cidade de Lordelo.

Como é a história?

“O Tomás vai com os pais visitar os avós à cidade de Lordelo.” Através do que o Tiago vê e através de um pedipaper que o avô lhe propõe, o menino e nós, também, ficamos a saber o que de mais importante há na terra, desde o campo de futebol ao influente rio Ferreira. O que faz a Cooperativa é, no entanto, a nossa maior surpresa: instituições de saúde, dos bombeiros, de desporto, parque infantil, a capela de São Roque, tudo tiveram apoio d’A LORD. E, para regalo da vista, realça-se, claro, o edifício da Cooperativa de Electrificação A LORD, com uma espécie de pórtico, constituído por duas colunas modernas e irregulares, com a harmonia habitual a João Cutileiro.

Concluindo: para além do modo como a História foi convertida numa história simples, acessível e atrativa para crianças, a ilustração, bem colorida e com desenho infantil, chama a atenção de graúdos e pequenos. É, sem dúvida, um livro para guardar.

Odete Mendes

Capa Catalogo