Homenagem a Guerra Junqueiro | Exposição

No próximo dia 01 de Outubro, a Fundação A LORD vai ser palco de uma Homenagem a Guerra Junqueiro com a participação o Prof. Doutor Henrique Pereira e o Prof. Doutor Daniel Serrão.

PROF. DOUTOR HENRIQUE PEREIRA
Professor, Investigador, Ensaísta e Jornalista

Fonte: http://www.clepul.eu/investigadores.asp?id=164

Henrique Manuel S. Pereira (1967-) nasceu em Angola, ainda que as suas raízes familiares sejam portuguesas da região de Bragança (Vinhais).

Licenciado em Teologia, fez dois anos de mestrado em Teologia Sistemática (UCP-Porto) e é doutorando em Literatura e Cultura Portuguesa na Universidade de Aveiro, no âmbito do poeta Guerra Junqueiro.

É professor da Universidade Católica no Porto, Escola das Artes, Departamento de Som e Imagem, desde 1999; ensaísta e jornalista (televisão, imprensa e rádio) no âmbito da literatura, história e mundividências religiosas; membro do Conselho de Investigadores do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) e do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL).

Além de frequentes participações em televisão e rádio, designadamente na Antena 2, ao longo de dezassete anos realizou e apresentou (diga-se, em abono da verdade, com brilhantes intervenções) na RR e RFM vários programas e rubricas, tendo sido o responsável do singular programa “Conversas com Princípio, Meio e Fim”.

Publicou mais de meia centena de artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras, e é autor, entre outras, das seguintes obras: Guerra Junqueiro, Percursos e Actividades (2005); Mas Há Sinais (3ª ed. 2004); Viajar com Guerra Junqueiro (2003); Ausência Que Nos Une (1999); As Barbas de Junqueiro (1999); Os Paraísos São Interiores (1997); De Pé Como As Árvores (1995). É co-autor, entre outras, de Pensar a Vida e Pensar a Morte (2007). Nem Quero Crer (2002), Conversas com Princípio, Meio e Fim (3ª ed. 1997).

Dirigiu as revistas Atrium e Saber (e) Educar e é autor de meia dezena de argumentos (documentário e ficção); escreveu vários prefácios ou notas introdutórias em livros de outros autores e fez a apresentação de dezenas de livros (ensaio, poesia e ficção).

É frequentemente convidado para orientar seminários e workshops de Leitura e Escrita.

Neste momento, para além da actividade docente, encontra-se à frente do ambicioso e multifacetado projecto que criou e a que deu nome de Revisitar / Descobrir Guerra Junqueiro.

PROF. DOUTOR DANIEL SERRÃO
Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Escritor, Investigador
Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada

Fonte: http://www.danielserrao.com/;

«Daniel Serrão, no decurso da sua actividade docente, como Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto, desempenhou funções relevantes de âmbito nacional no domínio da saúde e da investigação aplicada à saúde, como a presidência do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia, a presidência da Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde, do Conselho de Reflexão sobre a Saúde, a vice-presidência do Conselho Nacional de Oncologia.

Foi neste contexto de profundo envolvimento em questões relativas às ciências médicas que veio a introduzir o estudo da Bioética na Universidade do Porto, e a assumir numerosas e prestigiadas funções em diversos organismos mundiais dedicados à ética das ciências da vida. Em Portugal, destaca-se a sua marcante presença em todos os mandatos do Conselho Nacional de Ética.»
Legenda: Discurso proferido pelo Presidente da República, no dia da Condecoração
Fonte:http://www.presidencia.pt/?idc=22&idi=21662

Tags: ,