Juntos para cantar | XI ORFFLORD | Concerto

No próximo dia 19 de Junho, Sábado, pelas 21h30, o Auditório da Fundação A LORD vai receber o XI ORFFLORD.

Este evento tem reunido, ao longo dos anos, Coros de vários pontos do país, que encontram na música os seus momentos de apoteose.

Desta vez, para além de se contar com a actuação da prata da casa, Orfeão da Fundação A LORD, também se vai poder ouvir o Orfeão de Loureiro e o de Gondomar.

O primeiro grupo, já todos conhecem, têm a mesma idade de existência quanto a da Fundação de Lordelo, que lhe deu origem, doze anos. Uma boa parte dos seus cerca de vinte e cinco elementos ainda são desse tempo. Dispõe de um repertório muito variado, desde composições sacras à música pop, que cantam à capela. Em resultado dos seus inúmeros ensaios e actuações, lançaram, em 2008, um CD com músicas que os marcaram durante o seu percurso. O ORFFLORD é um evento anual, que o Orfeão organiza e que tem como objectivo dar a conhecer a boa música que se canta pelos diferentes grupos portugueses do género.

O Orfeão de Loureiro é oriundo de Oliveira de Azeméis e deu os seus primeiros passos em 1979. Desde então, participou em diversos eventos na região e fora dela, nomeademente, em Espanha. É de destacar a gravação de quatro faixas no CD “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte (Douro Litoral –  Sul), em 1997.

O Orfeão de Gondomar foi constituído em 1917 e dispõe de bandeira e hino próprios. Já teve imensas participações em Portugal e no país vizinho, foi laureado com a “Medalha de Mérito do Município” pela Câmara Municipal a que pertencem, em 1997  e realizam exposições culturais, tendo sido a mais recente sobre Xilografias pelo pintor galego José Valentin.

O XI ORFFLORD augura, portanto, música animada e bem cantada. Por isso, venham daí!

Tags: , , ,