MÚSICA JOVEM | 2 FEVEREIRO

No sábado, dia 2 de fevereiro de 2013, a Fundação A LORD presenteou-nos, no seu auditório, com uma exibição do Orfeão da Universidade do Porto. Este macrogrupo, composto por estudantes ou antigos estudantes da Universidade do Porto, tem dezassete agrupamentos. Desta vez assistimos à apresentação dos grupos de Música Popular Brasileira, de Fados de Lisboa e, para finalizar, da Tuna Feminina.

As estudantes da cidade invicta, apesar da juventude, pareceram divertir-se com modinhas que eu quase ousaria chamar clássicas, na medida em que são bem antigas (na origem ou nas roupagens musicais). A música brasileira fê-las dançar e o público ajudou, acompanhando com palmas. A segunda parte, com fados bem conhecidos do público, pôs o auditório a cantar. A culminar a apresentação, a Tuna Feminina, a mais antiga do país, sem os exibicionismos das tunas masculinas, mostrou o gosto por temas tradicionais: a saudade dos estudantes (da terra natal, da vida de estudante, dos amores, etc.) e o amor pelo Porto.

Musica Popular Brasileira

Fado Lisboa

Tuna Feminina

Os três grupos, todos através da música, mostraram-nos que os nossos estudantes não se dedicam só aos estudos e à boémia, também se preocupam com aspetos culturais como a música e gostam de partilhar as suas experiências com públicos vastos e com pouco acesso a manifestações culturais.

Obrigada Orfeão. Obrigada Fundação A LORD.

Odete Mendes