Orfeão Universitário do Porto na Fundação A LORD

Datas: 24/03/2012 |Hora: 21:30 - 23:00 Localização: Auditório

O Orfeão Universitário do Porto comemora em 2012, um século de existência, e a Fundação tem a honra de apresentar um espetáculo, no seu Auditório, representativo do universo académico português, e de uma recolha etnográfica exemplar do nosso país.

O Orfeão Académico do Porto foi fundado em 6 de março de 1912, nas Comemorações do primeiro aniversário da Universidade do Porto, por um grupo de estudantes entusiastas, conscientes da necessidade de completar a ação formativa que devia ter a sua universidade. Torna-se assim o primeiro organismo de cariz extracurricular da Universidade do Porto a reunir estudantes de todas as Faculdades.

As circunstâncias sóciopolíticas da época, muito adversas, conduziram a frequentes hiatos na sua atividade. Em 1942 ressurge em novos moldes com o nome de Orfeão Universitário do Porto. É por esta altura, 1945, que pela pela primeira vez as universitárias passam a envergar o ainda atual traje académico, posteriormente adotado noutras universidades.

Imagem

É também ao longo da década de 40 que o Orfeão passa a incluir regularmente nos seus espetáculos a Tuna Universitária do Porto, o fado académico, a orquestra de tangos, entreatos e rábulas humorísticas. Surgem também Grupos de Bailados e Cantares Regionais, passando o Orfeão a dedicar o maior interesse à divulgação do folclore nacional, através de recolhas etnográficas junto das diversas regiões do nosso país, procurando melhorar e aprofundar o reportório e a qualidade de cada grupo, dispondo hoje em dia de um valioso espólio de trajes regionais.

Na atualidade é constituído por cerca de 200 estudantes que trabalham ativamente nos 19 agrupamentos artísticos que integra, organizados em três grandes vertentes: Coral, Etnográfica e Académica.

Imagem

Em redor da cultura musical foi construída uma instituição de extrema notoriedade no cenário académico universitário português. Todas as gerações que por ele passaram aprenderam a viver valores primordiais como a amizade, a saudade, o amor, a música, a cultura, não esquecendo nunca o seu objetivo fundamental: representar a Universidade do Porto, a casa que lhes ensinou e ensina a ciência e o saber e que também os formou e continua a formar para a Vida.”

Informações retiradas do site do Orfeão Universitário do Porto.

Tags: ,