Ribeiro da Silva homenageado

Nos passados dias 22 e 23, pelas 21h30, realizou-se o tão esperado espectáculo de teatro “O Português Voador”, no Auditório da Fundação A LORD.

A peça retratou a vida de Ribeiro da Silva, que, apesar de breve, foi repleta de sucessos.  Nascido na década de 30, o ciclista lordelense cedo se deslumbrou com as bicicletas. E, ao contrário da vontade do pai, a elas se dedicou mais do que ao trabalho na oficina de mobiliário que pertencia à família e onde trabalhava.

Participou e venceu em diversas provas regionais e populares, tendo conseguido ingressar, em 1953, no Académico Futebol Clube. A sua vocação logo se fez notar e daí a ter ficado em primeiro lugar na Volta a Portugal, de pouco tempo necessitou.

Os seus duelos com Alves Barbosa foram abundantes e motivadores para ambos. Apesar da rivalidade, a amizade e a cordialidade entre as duas estrelas do ciclismo foram permanentes nas suas caminhadas.

Outra personagem bem assídua na vida de Ribeiro da Silva foi o amigo Nelson Lopes, que muito o apoiou, mesmo no ano de 1957, em que o ciclista passou a fronteira portuguesa, para se destacar internacionalmente.

As suas prestações em Espanha e  em França foram admiráveis e dignas de relevo. Depois de ter ficado conhecido como o Rei da Montanha, após ter alcançado o 5º Lugar na Volta a Pontevedra (na sua 1ª internacionalização), passou a ser apelidado como o “Português Voador” pelo rigoroso crítico do jornal L’Équipe, Paul Ruinart.

Prestes a fazer mais uma importante viragem na sua carreira, a vida de Ribeiro da Silva termina abruptamente, num triste acidente de motorizada, quando ainda gozava os seus 23 anos de idade.

Produzido pela Associação Astrofingido, com o apoio da Fundação a LORD e da Direcção Geral das Artes, o espectáculo “O Português Voador”, para além de ter elucidado sobre a vida do referido ciclista, salientou pormenores da sua breve existência que muito encantaram a plateia. A estes dois elementos, acrescentou-se uma direcção artística organizada, qualidade na encenação e no elenco, um estético ambiente proporcionado pela iluminação de palco, uma bem conseguida dinamização de cenário, bem como uma artística reportagem fotográfica, apresentada no final. A peça foi, desta forma, uma fabulosa homenagem a Ribeiro da Silva.

Os interessados ainda poderão assistir à peça, nos dias 29 e 30 de Outubro, pelas 21h30.

Os bilhetes estão à venda na Fundação A LORD, no seguinte horário semanal: 9h00-12h30 e 13h30-17h00. Também poderão ser adquiridos nos dias 29 e 30, das 20h30 às 21h00.

Tags: ,