Teatro de marionetas | Os Trabalhos de Hércules | 26 outubro

Datas: 26/10/2013 |Hora: 21:30 Localização: Auditório da Fundação A LORD, Lordelo Paredes

Cartaz 26-10-2013

HISTORIAL

A Limite Zero assume-se como organismo cultural voltado para a concretização de iniciativas em diversos domínios artísticos. A nossa actividade estende-se à produção de espectáculos de teatro e de formas animadas, à produção vídeo, e também à formação.

Assim, não limitando a nossa actividade à produção e promoção de eventos culturais, criámos ainda um espaço de experimentação e cruzamento de diversas linguagens artísticas, nomeadamente: a expressão dramática, as formas animadas e o vídeo.

2003 | “O Pinto Borrachudo” – Texto de Jorge Constante Pereira e encenação de Raul Constante Pereira

“Teatro Dom Roberto” – Teatro Popular Português – Bonecreiro – Raul Constante Pereira

2004 | “Pedro Sem um Portuense de Maus Fígados” – Texto de Fernando Moreira e encenação de Raul Constante Pereira

2006 | “No Tempo do Okapi”  – Texto de Fernando Moreira e encenação de Raul Constante Pereira

“Estórias do Dia e da Noite” – Texto de Jorge Constante Pereira e encenação de Raul Constante Pereira

“Ensaladas” – Espetáculo músical com textos de Gil Vicente e Mateu Fletxa e direção de Paulo Brandão, marionetas a cargo da Limite Zero Associação Cultural

2007 | “O Aniversário do Pipo” – Texto e encenação de Fernando Moreira

“O Mistério da Visita” – Texto de Fernando Moreira e encenação de Raul Constante Pereira

“Leopoldina e a Tartaruga Bebé” – Direção artística e construção do espetáculo a cargo da Limite Zero

2008 | “Volta ao Mundo uma Viagem de Circo-Navegação” – Texto de Jorge Constante Pereira e Encenação de Raul Constante Pereira

2010 | “O Trono Saiu à Rua” – Texto de Jorge Constante Pereira e Encenação de Raul Constante Pereira

2011 | “Estória do Tamanho das Palavras” – Texto de Thomas Bakk e Encenação de Raul Constante Pereira

2012 | “Kiosque das Marionetas” – Elaboração de um “Kiosque” de Marionetas para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012

“Os Trabalhos de Hércules” – Texto de Jorge Constante Pereira e Encenação de Raul Constante Pereira

2013 | “As Viagens de Gulliver” – Texto original de Jonathan Swift e Encenação de Raul Constante Pereira

Formação

Concordando com a importância que hoje assumem as correntes pedagógicas que apelam à educação pela arte, a Limite Zero procura criar oficinas para crianças e adultos, que aliam a experimentação e descoberta ao prazer de uma aprendizagem criativa. Temos, por isso, realizado diversos ateliers no âmbito da expressão dramática, da escrita criativa, da construção de formas animadas e da utilização do multimédia. Tendo uma colaboração de vários anos com a Pelouro da Juventude e Educação da Câmara Municipal Porto – Projeto Porto Crianças. Colaborações pontuais com Fundação da Ciência e Desenvolvimento e Serviço Educativo do Campo Alegre, Bibliotecas de Salamanca e Almeida Garrett e Balleteatro.

SINOPSE

Zampano, o dono de um teatro de saltimbancos, ficou sem atores e precisa de encontrar com urgência dois substitutos para interpretarem as personagens principais do espetáculo Os Trabalhos de Hércules. Põe um anúncio e aparecem dois candidatos inexperientes, que, à falta de melhor, são aceites pelo dono do teatro. Seguem-se os ensaios de diferentes partes da história. Percebem-se as limitações do teatro e dos atores, obrigando a improvisos estranhos e a peripécias atribuladas…

FICHA ARTÍSTICA / TÉCNICA

Texto: Jorge Constante Pereira