VISITA À CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO E AO TESOURO DA SÉ DO PORTO | 13 ABRIL

No âmbito de um projeto que visa homenagear e aprofundar o conhecimento de Guerra Junqueiro, poeta e político do século XIX, a Fundação A LORD organizou uma visita à Casa Museu desta figura ilustre da cultura portuguesa, situada na Rua D. Hugo, no bairro da Sé, no Porto, no dia 13 de abril.

Conduzidos por uma técnica do serviço educativo da Câmara Municipal do Porto, entidade que tutela este museu, os participantes puderam apreciar uma notável coleção de artes decorativas – mobiliário, ourivesaria, têxteis, cerâmica, vidros.

No pequeno jardim em frente ao Museu, uma escultura em bronze do Mestre Leopoldo d’Almeida, datada de 1970, imortaliza o poeta.

Tempo ainda para uma visita à Sé do Porto, aos seus claustros e especialmente ao seu Tesouro onde, em quatro saletas abobadadas e nove grandes vitrinas, podem ver-se objetos de ourivesaria, paramentaria e livros litúrgicos, relativos ao culto catedralício.

O dia mostrava-se primaveril e proporcionou um agradável fim de tarde na Ribeira do Porto, depois de uma descida muito interessante no Funicular dos Guindais.

Maria da Graça Mourão

Apresentação1