Historial

A ideia de constituir a Fundação A LORD surgiu por volta de 1993, no seio da Direção da Cooperativa de Electrificação A LORD, C.R.L. que, prosseguindo uma política assente em princípios e valores relacionados com a satisfação das necessidades da freguesia de Lordelo, sem fins lucrativos, e com a enfatização do ser humano, achou por bem criar uma instituição que visasse esses objetivos.

Assim sendo, a Fundação A LORD nasceu como resultado da necessidade de aplicar de forma útil, e em prol da sociedade onde está inserida, os excedentes obtidos na distribuição de energia eléctrica na freguesia de Lordelo.

Foi constituída em 5 de dezembro de 1996 (Diário da República. III série, nº 298, de 26-12-1996) e reconhecida por despacho do Ministério da Administração Interna, em 16 de maio de 1998 (Diário da República. II série, nº 138, de 18-6-1998). Mais tarde foi-lhe conferida a Utilidade Pública, por despacho de 24 de setembro de 2001 (Diário da República. II série, nº 238, 13-10-2001).

Sendo uma entidade privada, sem fins lucrativos, desempenha, desde 1998, um papel importante no combate à exclusão social, auxiliando diversas instituições locais de solidariedade social e apoiando financeiramente algumas famílias desfavorecidas de freguesia de Lordelo.

Esta Instituição tem hoje, sob a sua alçada, um conjunto de departamentos – Auditório, Biblioteca, Cooperação, Escola de Artes, Formação Profissional e Museu – que materializam esses objetivos.

A Fundação A LORD, ao longo do tempo, foi criando uma sólida estrutura, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural da região em que está inserida.