ORFEÃO DA FUNDAÇÃO A LORD

A tradição musical em Lordelo (Paredes) remonta à primeira metade do século XX, época  em  que o Maestro Vergílio Pereira fundou, nesta cidade, o Orfeão Castro Araújo que obteve a medalha de ouro no 1.º Concurso Orfeónico, realizado na cidade do Porto, em 1932.

Tentando  retomar  esta  tradição, criou-se, em  1998, o  Orfeão  da  Fundação A LORD, com o objetivo de continuar a sensibilizar a população para esta área cultural, incutindo-lhe  o gosto  pela  música e  permitindo  ocupar, de  forma  profícua, os seus tempos de lazer.

Este coral é constituído por cerca de 40 elementos. Interpreta música vocal a capella, abrangendo, contudo, no seu repertório os mais diversos estilos.

A partir do ano 2000, e apesar da  sua  juventude, começou a participar em alguns eventos  culturais  organizados  pela  Fundação A LORD, tais como o OrffLORD – Festival de Orfeões – e concertos  de  Páscoa  e Natal. Tem  vindo  a apresentar-se em várias localidades do nosso País, destacando-se a sua participação, em colaboração com outros coros, num memorável concerto realizado na cidade do Porto, no dia 24 de junho de 2002, sob a direção do Cónego Ferreira dos Santos.

Em 2007, tendo em vista divulgar o trabalho já realizado, gravou um CD onde uma boa parte  do seu repertório  ficou  registada. Através  dos  seus  concertos, tem  dado a  conhecer a cidade de Lordelo e a sua Fundação.

Em abril de 2011, efetuou  a sua primeira  internacionalização ao participar no VIII Certame de Habaneras de Naron (Espanha).

O Orfeão da Fundação A LORD é dirigido pelo Maestro Manuel Luís Bovião Monteiro  desde o seu início, tendo sido apresentado pela primeira vez em público, no dia 16 de junho de 1999, aquando do primeiro aniversário da Fundação A LORD.

 

MAESTRO MANUEL LUÍS BOVIÃO MONTEIRO

Manuel Luís Bovião Monteiro nasceu na cidade do Porto, em 1972, iniciando os seus estudos musicais aos 10 anos, na Escola de Música da Banda de Rio Tinto.

Com 16 anos, ingressou na classe de trompete do Conservatório de Música do Porto, apresentando-se, enquanto trompetista e elemento do Coro de Câmara, em inúmeros concertos promovidos por este Conservatório.

Em 1991, frequentou como trompetista o XVIII Curso de Jovens Músicos, promovido pelo INATEL. De 1993 a 1995, integrou a  Orquestra de Câmara HARPA, tendo  passado  por  diversas bandas filarmónicas. De 1996 a 2008, destacou-se a sua colaboração com a Banda de Música da Trofa.

Ingressou  no Instituto Superior  de Contabilidade do Porto (ISCAP), em 1991, tendo, nesse ano, fundado a Tuna de Contabilidade do Porto, onde permaneceu até 1998.

Em 1995, foi convidado a fazer parte do Coro Cláudio Carneyro, destacando-se a sua deslocação a Inglaterra a convite da Associação Oporto/Bristol, em 2000.

Em 2005, participou  no Festival  Internacional  de Música de  Óbidos e em  diversas apresentações do evento Música em São Roque, Lisboa.

Participou  em  vários cursos de direção, salientando-se os realizados pelos maestros Robert Houllian, Marcel Van Bree e Baldur Brönnimann.

Em 2004 e 2007, foi convidado a deslocar-se a Ponta Delgada, Açores, a convite do Coral  de  São José, para   participar   nos  concertos  da “Petite  Messe  Solennelle” de Giocchino Rossini e “Requiem” de Verdi.

Em 2004 e 2005, foi maestro da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua.

É maestro do Coro Litúrgico da Capela de N.ª S.ª da Ponte, em Rio Tinto, a partir de 2005.

Dirige o Orfeão da Fundação A LORD desde a sua criação, em 1998.

 

REPERTÓRIO

Walking In The Air | Howard Blake

Chamateia | Tradicional Açores / Arr. Mário Nascimento

Only Time | Enya

Vira Virou | Kleiton & Kledir

Can You Feel The love Tonight | Elton John

Foi Feitiço | André Sardet / Arr. Manuel Luís B. Monteiro

When You Believe (The Prince Of Egypt) | Stephen Schwartz

Cinderela | Carlos Paião / Arr. Manuel Luís B. Monteiro

You Raise Me Up | Brendan G. & Rolf Lovland

Loucos De Lisboa | João Monge / João Gil / Arr. Manuel Luís B. Monteiro

Hallelujah | Leonard Cohen

Amanhã De Manhã | Doce / Arr. Manuel Luís B. Monteiro

 

 

 

Share This