CENTRO DE DANÇA DO PORTO

Desde a sua fundação, em 1993, até aos dias de hoje, já passaram pelo Centro de Dança do Porto mais de 5000 alunos, alguns dos quais seguiram para companhias de bailado ou fundaram as suas próprias escolas.

O objectivo dos fundadores do Centro de Dança do Porto – Teresa Vieira e Jaime Tojal – foi, desde sempre, dar oportunidade a todos de experimentar a alegria da dança, sem esquecer a qualidade do ensino. Por isso, a escola tem dois programas de formação: um vocacionado como uma actividade lúdica e outro, mais profissional, para quem ambiciona seguir uma carreira artística. O ballet clássico ensina o rigor, a disciplina, a perseverança, o trabalho por objectivos, a alegria da conquista – uma formação que todos os jovens que por aqui passam levarão consigo para o resto da sua vida, seja ou não uma vida ligada às artes de palco.

Privilegia também outras modalidades de dança, com professores internacionais convidados, oferecendo aos seus alunos oportunidades únicas de crescimento e versatilidade na sua aprendizagem.

Ao longo de 22 anos de atividade, a escola sempre enalteceu o lado artístico e virtuoso da dança, o que está bem presente em todos os grandiosos espectáculos de bailado, investindo sempre na qualidade e profissionalismo, convidando bailarinos de renome internacional, cenógrafos e figurinistas.

É esta paixão pelo bailado que move o Centro de Dança do Porto que, no final de cada ano lectivo, incentiva os seus alunos a mostrar todo o seu talento e virtuosismo, dançando ao lado de grandes bailarinos internacionais.

Teresa Vieira (F.I.S.T.D.)

Direcção Artística

Nasceu no Porto e iniciou os seus estudos de ballet aos cinco anos, na Academia de Bailado Pirmin Treku, onde completou o curso pela Imperial Society of Teachers of Dancing (I.S.T.D.).

Integrou a Companhia de Bailado do Porto desde a sua formação até 1991, tendo participado em todos os espectáculos da companhia: “Concerto de Aranjuez”, “Foz 1900” e “Pas de Quatre” coreografias de Pirmin Treku; “Les Sylphides” remontagem de Annette Page, “Copélia” remontagem de Brenda Last; “Flocos de Neve” e “Estudos Sinfónicos” de Patrick Hurde, e “Memórias do Passado” de Carlos Fernandes. Em 1985, e a convite do C.P.O., dançou em “La Traviata”, de Giuseppe Verdi.

Iniciou-se em 1982 como professora de ballet clássico, obtendo em 1989 o estatuto de professora associada (A.I.S.T.D.); um ano mais tarde, concluiu com distinção a licenciatura (L.I.S.T.D.). Frequentou os cursos de especialização no método russo de ballet clássico “Vaganova”, com Teresa Kulka, do Conservatório de Varsóvia (1990-91); técnica da dança clássica com Marine van Hoek, do Conservatório de Bruxelas (1992); frequenta com regularidade cursos para Professores organizados pela ISTD, tendo sido o último em Agosto de 2008, no qual concluiu com o mais alto título a alcançar pela Imperial – Fellowships (F.I.S.T.D.).

Em 1993 dá finalmente vida ao seu projecto de formação, abrindo o Centro de Dança do Porto e iniciando também a sua carreira de criação, tendo até ao momento coreografado e produzido: “Symphonie en Douze” (93); “Alice no País das Maravilhas” (95); “O Feiticeiro d’ Oz” (1998, 99 e 2008); “Pinóquio” (2000,01 e 07); “A Bela e o Monstro” (2002,03 e 11), “Branca de Neve” (2004, 05 e 13); “Aladino e a Lâmpada Mágica” (2005 e 06) e “A Polegarzinha” (2009 e 10).

Assegurou a direcção artística de bailados de Repertório Clássico, em “O Quebra-Nozes”, tendo tido como bailarinos convidados – George Birkadze, Lioba Diez e Alexandre Fernandes (CNB) em 2002 e com Aki Saito e Wim Vanlessen em 2009; suiteD.Quixote” onde teve como bailarinos convidados Carlos Pinillos e Filipa Castro (CNB) em 2006 e 2009; e Viengsay Valdés e Romel Frometa – Ballet Nacional de Cuba (Dez 2008).

Pelo 10.º aniversário do CDP, coreografou e produziu “10 anos de Dança” (Dez/03 e Jun/04), onde teve como bailarinos de honra Bárbara Hruskova e Alexandre Fernandes (CNB) e Daniela Severian e Ariel Rodrigues (Alemanha), que partilharam uma amálgama de recordações que o CDP protagonizou durante todos estes anos.

Em Novembro de 2010 realiza e assume a direcção artística da Gala Jovem de Bailado, que contou com a participação de alunos das melhores escolas de dança, situadas no triângulo ibérico: Porto/Lisboa/Madrid: Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa; Conservatório Superior de Danza de Madrid “Mª de Ávila”; Instituto “Alicia Alons” da Universidade Rei Juan Carlos; Centro de Danza Víctor Ullate Scaena – Carmen Roche e Centro de Dança do Porto, para o qual remontou o Grand Pas completo do bailado de repertório “Paquita” e coreografou “Looking of(f) Balance.

Pelos seus 30 anos de carreira, coreografou “Concerto”, peça apresentada no Rivoli em Junho 2012.

Em 2001 e a convite de Carlos Avilez, fez orientação de movimento para a peça “Amadeus”, de Peter Shaffer, uma produção da Seiva Trupe, tendo ainda coreografado, para a mesma companhia, a peça “António Bispo do Porto” com encenação de Júlio Cardoso.

Foi fundadora e directora artística da Companhia de Dança do Porto, para a qual coreografou os bailados “Terracota” (1996), “Viva Vivaldi” (1998) e “A Queda de um Anjo” (2000).

Em 2007 conseguiu ver reconhecido o Centro de Dança do Porto como “Approved Dance Centre” pela ISTD, até agora, o único em Portugal.

MÚSICA DE LEO DELIBES