1.ª Parte

GRUPO SÉNIOR DA FUNDAÇÃO A LORD

Este grupo é constituído pelos elementos que frequentam os ateliês semanais da Cooperação da Fundação A LORD.

Leitura Dramatizada: “A Guerra dos Dióspiros e dos Girassóis!” de Luísa Monteiro e “Um Roubo na Véspera de Natal” de Inácio Pignatelli

2.ª Parte

GRUPO GATA

A vida é um Sonho (Adaptação da peça: La Vida Es sonho de Calderón de la Barca)

Encenação: Ângela Machado

Assistente de Encenação: José Diogo Dias

Cenário e Figurinos: Os GATA

Interpretação: Paulo Henrique Gomes; Patrícia Pereira; Catarina Ribeiro; Joaquim Nunes;

Sofia Gomes; Helena Silva; Clara Couto; Isabel e Jaime Silva

Sinopse

Os homens sonham sem consciência plena do estado físico em que se encontram. Quais são as fronteiras desse estado, ambíguas portas de entrada e de saída do corpo, onde se estabelecem os maiores equívocos?

O argumento de que a vida é um sonho leva a considerar que a nossa condição natural é estar  nessa criativa fluidez permanente, ou seja, alimentar o que em nós é fantasia. A realidade, o permanecer no real, implica um esforço permanente de vontade e vigilância que, esse sim, é antinatural, tornando impossível de determinar quando estamos, ou não, a sonhar.

Sonhar é fazer acontecer e estar vigilante é criar distância para com o mundo.

Estar na fantasia ou sonhar é o estado natural do criador, do ator, do performer.

(in, João Garcia Miguel)