CORAL BRIGANTINO

O Coral Brigantino é a primeira componente da Associação Coral Brigantino N. Sr.ª das Graças, com sede na cidade de Bragança, e tem como principal objetivo a execução da música coral polifónica.

Constituído  em  1984 em torno do Pe. Octávio Sobrinho, seu primeiro Diretor Artístico, por um grupo de “jovens e alegres” cantores, tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação e promoção da música coral polifónica na região e no país.

Conta já com participações em diversos concertos e encontros de coros um pouco por todo o País, desde Chaves a Évora, passando por Vila Real, Rio Tinto, Penafiel, Viseu, Aveiro, Anadia, Guarda, Gouveia, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Ermesinde, entre muitas outras, e algumas no estrangeiro como Salamanca, Aranda de Duero, Verín, Valdoviño (Coruña), Valladolid, Ponferrada, Zamora, Mérida, Villa de Foz, Pamplona, Arriondas, Candás, La Bañeza, Villa de Foz, León, Vigo e Vegadeo, em Espanha, e Le Mans e Champagne Sur Rhône (Lion), em França. Referência especial para a atuação na Expo98, em  Lisboa, integrada nas comemorações do dia nacional do Pavilhão do Estado do Vaticano.

Localmente, organizou diversos concertos e encontros de coros dos quais se destacam o Encontro Internacional de Grupos da Cidade de Bragança, que tem vinte e três edições, e o Outono Polifónico que conta com cinco edições, e participou em inúmeras cerimónias oficiais e religiosas. Em alguns concertos atuou em conjunto com a orquestra da Esproarte, de Mirandela, com a Orquestra do Norte ou com a Banda Filarmónica de Bragança.

Em 1995 gravou uma cassete com alguns temas do seu repertório e em Março de 1997 participou na gravação do duplo CD Os Melhores Coros Amadores da  Região  “Norte”, editado pela public-art, editora – Coimbra. Em novembro de 2014 lançou o CD “cantARES TRANSMONTANOS”, constituído por treze composições, harmonizações e arranjos corais originais do coralista  A. Maximino Gonçalves.

Em 1996 foi galardoado com o Prémio Brigantia no setor “Música” – atribuído pela Rádio Brigantia – e em Abril 2007 participou no Programa da RTP – Portugal Azul – dedicado ao Distrito de Bragança.

A preparação e apresentação de um repertório diversificado foi desde sempre uma preocupação do Coral Brigantino, pelo que possui um repertório ecléctico, que vai desde a música sacra até música popular  portuguesa e internacional, merecendo referência  especial as canções regionais, nomeadamente as de língua Mirandesa (2.ª língua oficial de Portugal)…

REPERTÓRIO

Amazing Grace                             John Newton

Ó, ó, menino, ó                             Pop. Nuzedo de Cima (Vinhais) | Harm. Mário Nascimento

Priminha vamos à ceifa             Popular de Trás-os-Montes | Harm. A. Maximino Gonçalves

Moleirinha da Ribeira                 Popular | A. Maximino Gonçalves

RoQuiem                                        Paul Barker

Kyrie

Sanctus

In Paradisum

Hallelujah                                       Leonard Cohen

Ave Maria                                       Frei Hermano da Câmara

Mar Português                               Fernando Pessoa | Maximino Gonçalves

DIREÇÃO   Armindo Rodrigues  | PIANO   Vítor Gomes | GAITA DE FOLE   Ricardo Lopes | FLAUTA TRANSVERSAL   Daniel Diz

ORFEÃO DA FUNDAÇÃO A LORD

A tradição musical em Lordelo (Paredes) remonta à primeira metade do século XX, época em que o Maestro Vergílio Pereira fundou, nesta cidade, o Orfeão Castro Araújo que obteve a medalha de ouro no 1.º Concurso Orfeónico, realizado na cidade do Porto, em 1932.

Tentando retomar esta tradição, criou-se, em 1998, o Orfeão da Fundação A LORD, com o objetivo de continuar a sensibilizar a população para esta área cultural, incutindo-lhe o gosto pela música e permitindo  ocupar, de forma profícua, os seus tempos de lazer.

Este coral é constituído por cerca de 40 elementos. Interpreta música vocal a capella, abrangendo, contudo, no seu repertório os mais diversos estilos.

A partir do ano 2000, e apesar da sua juventude, começou a participar em alguns eventos culturais organizados pela Fundação A LORD, tais como o OrffLORD – Festival de Orfeões – e  concertos de Páscoa e Natal. Tem vindo a apresentar-se em várias  localidades  do  nosso País, destacando-se a sua participação, em colaboração com outros coros, num memorável concerto realizado na cidade do Porto, no dia 24 de junho de 2002, sob a direção do Cónego Ferreira dos Santos.

Em 2007, tendo em vista divulgar o trabalho já realizado, gravou um CD onde uma boa parte do seu repertório ficou registada. Através dos seus concertos, tem dado a conhecer a cidade de Lordelo e a sua Fundação.

Em abril de 2011, efetuou a sua primeira internacionalização ao participar no VIII Certame de Habaneras de Naron (Espanha).

O  Orfeão da Fundação A LORD é dirigido pelo Maestro Manuel Luís Bovião Monteiro desde o seu início, tendo sido apresentado pela primeira vez em público, no dia 16 de junho de 1999, aquando do primeiro aniversário da Fundação A LORD.

MAESTRO MANUEL LUÍS BOVIÃO MONTEIRO

Manuel Luís Bovião Monteiro nasceu na cidade do Porto, em 1972, iniciando os seus estudos musicais aos 10 anos, na Escola de Música da Banda de Rio Tinto.

Com 16 anos, ingressou na classe de trompete do Conservatório de Música do Porto, apresentando-se, enquanto trompetista e elemento do Coro de Câmara, em  inúmeros concertos promovidos por este  Conservatório.

Em 1991, frequentou como trompetista o XVIII Curso de Jovens Músicos, promovido pelo INATEL. De 1993 a 1995, integrou a Orquestra de Câmara HARPA, tendo passado por diversas bandas filarmónicas. De 1996 a 2008, destacou-se a sua colaboração com a Banda de Música da Trofa.

Ingressou no Instituto Superior de Contabilidade do Porto (ISCAP), em 1991, tendo, nesse ano, fundado a Tuna de Contabilidade do Porto, onde permaneceu até 1998.

Em  1995, foi convidado a fazer parte do Coro Cláudio Carneyro, destacando-se a sua deslocação a Inglaterra a convite da Associação Oporto/Bristol, em 2000.

Em  2005, participou no Festival Internacional de Música de Óbidos e em diversas apresentações do evento Música em São Roque, Lisboa.

Participou em vários cursos de direção, salientando-se os realizados pelos maestros Robert Houllian, Marcel Van Bree e Baldur Brönnimann.

Em 2004 e 2007, foi convidado a deslocar-se a Ponta Delgada, Açores, a convite do Coral de São José, para participar nos concertos da “Petite Messe Solennelle” de Giocchino Rossini e “Requiem” de Verdi.

Em 2004 e 2005, foi maestro da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua.

É maestro do Coro Litúrgico da Capela de N.ª S.ª da Ponte, em Rio Tinto, a partir de 2005.

Dirige o Orfeão da Fundação A LORD desde a sua criação, em 1998.

REPERTÓRIO

Walking in the air                            Howard Blake

Chamateia                                        Tradicional Açores | Arr. Mário Nascimento

Dow to the river to pray                 Tradicional USA