Orquestra

A Orquestra da Fundação A LORD é um projeto musical criado em outubro de 2012.

É composta por jovens instrumentistas de sopro, percussão e cordas. O seu concerto de apresentação teve lugar no dia 12 de julho de 2013, no Auditório da Fundação A LORD.

Aproveitando a tradição enraizada das bandas filarmónicas, esta orquestra pretende desenvolver com elas um trabalho complementar e alternativo. Tem também como objetivo evoluir para um processo de semiprofissionalização, numa lógica de interação com outros grupos quer em espaços ao ar livre, quer em auditórios ou salas de concerto. Pretende levar a cabo master classes com professores de reconhecido mérito artístico. Propõe-se, ainda, realizar concertos, convidando maestros e solistas, bem como participar em concursos nacionais e internacionais.

Neste âmbito, tem vindo a apresentar alguns concertos, participando, em 2014, no I Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda em parceria com Cardoso & Conceição, tendo conquistado o 2.º prémio na secção académica.

Em 2015, obteve o 2.º prémio na segunda categoria, no II Certame Internacional de Bandas de Música Armónico, em Zamora, e o 1.º prémio, no II Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda.

Em 2016, conquistou o 2.º lugar do 1.º prémio da 1.ª secção, no III Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda.

A Orquestra da Fundação A LORD tem como maestro e diretor artístico o professor Rui Leal.

Orquestra da Fundação A LORD