RADAR 360º

A Companhia Radar 360º é uma estrutura cultural de carácter profissional, fundada em 2005, em Portugal, por um coletivo de artistas multidisciplinares.

As suas atividades artísticas, repartem-se pelas seguintes áreas:

• laboratórios de pesquisa e investigação;
  • reflexão e prática de novas dramaturgias;
  • criações de espetáculos de autor;
  • oficinas pedagógicas e artísticas;
  • intervenções em Site Specific.

A Companhia Radar 360º trabalha nos domínios do Teatro Físico, das Artes de Rua e do Novo Circo. Ao longo do seu percurso nacional e internacional, os seus espetáculos e workshops foram apresentados um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal Continental e Ilhas, Espanha, França, Alemanha, Macau, Brasil, entre outros países.

Durante a sua carreira com mais de 10 anos, foi-lhe atribuído o prémio “Melhor Espetáculo de Rua” com a performanceO Baile dos Candeeiros, na Feria de Teatro de Castilla y León (Ciudad Rodrigo, Espanha), em 2012. Foi vencedora da primeira edição da “Bolsa de Criação Isabel Alves Costa” com a performance Transportadores”, em 2017.

Esteve sediada, entre 2007 e 2017, na Fábrica da Rua da Alegria, na cidade do Porto, com o apoio institucional da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e do Instituto Politécnico do Porto.

Fez parte do programa de residências de longa duração, denominado Teatro em Campo Aberto, no Teatro Campo Alegre, na cidade do Porto, promovido pelo Teatro Municipal do Porto, entre 2014 e 2016.

A partir do ano de 2018, a companhia está sediada no concelho de Matosinhos, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos.

Desde a sua origem até aos dias de hoje, a direção artística da Companhia Radar 360º é da autoria de António Franco Oliveira e Julieta Rocha Rodrigues.

SINOPSE

O projeto Histórias Suspensas criou um volume que, às vezes, se confunde com uma casa ou um armário. Aqui guardam-se segredos. As portas vão-se abrindo e fechando, expondo e ocultando personagens e situações. Neste armário de fabricar sonhos, as possibilidades são infinitas e o limite é a própria imaginação!

Imaginamos três narradores de histórias. O corpo e a voz saltam para dentro das histórias, agindo e reagindo através de voos, voltas e reviravoltas. Criam-se desvios que nos levam a outras pequenas histórias. A ideia de suspensão acontece na ação e no enredo que surpreende a cada momento. O Tempo nas histórias, ou para ou passa muito rápido… aqui, suspende-se no olhar de quem assiste e partilha esta aventura! O que vem a seguir?!

FICHA ARTÍSTICA

Direção Artística: Joana Providência

Intérpretes e Cocriadores: António Franco Oliveira | Filipe Caldeira | Julieta Rodrigues | Rui Paixão

Cenário: A2G Arquitetura – Ângela Frias | Gonçalo Dias