CONSERVATÓRIO DE DANÇA DO VALE DO SOUSA

O Conservatório de Dança do Vale do Sousa (CDVS), nasceu na cidade de Paredes em 2005.

Criado pela professora e diretora Bianca Tavares, assume desde essa altura o compromisso de proporcionar aos seus alunos um ensino de excelência, providenciando-lhes todas as ferramentas que o mundo exigente da dança requer e preparando-os assim para um futuro nesta área.

A escola possuí na sua oferta formativa os seguintes cursos:

 

CURSO OFICIAL DE DANÇA

Iniciação à Dança (1.º ao 4.º ano de escolaridade)

Básico de Dança (5.º ao 9.º ano de escolaridade)

Secundário de Dança (10.º ao 12.º ano de escolaridade)

Em 2010 foi concedido ao Conservatório, pela DREN, a autorização definitiva de funcionamento para o Curso Básico de Dança e, em 2012, esta autorização foi alargada ao Curso Complementar de Dança (10.º ao 12.º ano).

O Curso Oficial de Dança destina-se a crianças e jovens que possuem vocação e procuram desenvolver as suas aptidões ou talentos artísticos através de uma formação sólida baseada na Técnica de Dança Clássica, Moderna e Contemporânea que lhes permita vir a exercer uma profissão na área da Dança.

 

CURSO LIVRE DE DANÇA

A Formação Extracurricular é destinada a alunos a partir dos 3 anos de idade que pretendem aprender e desenvolver uma área específica da Dança. Nesta formação os alunos podem optar dentre a oferta formativa do Conservatório por:

Ballet Clássico (com a metodologia da Royal Academy of Dance)

Dança Contemporânea

Dança Criativa

Sapateado

Danças Urbanas

Dança Jazz

Os objetivos deste curso tocam as finalidades da Educação Estética e Artística.

 

CURSO PERSONALIZADO

Visa dar resposta a alunos que se propõem atingir um objetivo específico ao qual nenhuma das ofertas formativas existentes seja capaz de corresponder, sendo assim criado para esse fim um plano curricular personalizado.

Tendo como máxima o enriquecimento dos alunos e o reconhecimento do seu trabalho, a escola tem participado em espetáculos conjuntos, em workshops, festivais, concursos, entre outras atividades. Com o desenvolvimento do seu trabalho e consequente reconhecimento, o Conservatório já conta com cerca de 300 alunos.

Em 2019, o Conservatório estendeu a sua atividade a Paços de Ferreira ao assumir a Escola Paços de Dança. Tem atualmente um polo no Centro Comercial do Móvel nesta cidade.

Apesar da área da Dança enfrentar ainda vários desafios em Portugal, o Conservatório segue confiante na sua missão de formar alunos preparados para uma carreira neste mundo, e acima de tudo de formar alunos com gosto pela Dança.

 

QUANTAS DIFERENÇAS CONTAS ENTRE MIM E TI

Este espetáculo enquadra-se no Projeto “Escola Portuguesa – Sentir para transmitir”, que visa o aprofundamento do conhecimento sobre o que é Portugal numa perspetiva social e cultural. De acordo com o projeto educativo do CDVS e o tema do ano, pretende-se desenvolver a capacidade de sentir para transmitir. “Quantas Diferenças Contas entre mim e ti?” resume um trabalho debruçado sobre histórias verdadeiras de solidão e medo, de doença e excesso, de vontades, de saudades e de identidade.

É acima de tudo uma viagem ao outro, um trabalho  para humanizar e não para estigmatizar. “Eu não sou eu, nem sou o outro, sou qualquer coisa de intermédio”, Mário de Sá Carneiro.

 

 

 

Share This