ORQUESTRA DA FUNDAÇÃO A LORD

A Orquestra da Fundação A LORD é um projeto musical criado em outubro de 2012.

É composta por jovens instrumentistas de sopro, percussão e cordas. O seu concerto de apresentação teve lugar no dia 12 de julho de 2013, no Auditório da Fundação A LORD.

Aproveitando a tradição enraizada das bandas filarmónicas, esta orquestra pretende desenvolver com elas um trabalho complementar e alternativo. Tem também como objetivo evoluir para um processo de semiprofissionalização, numa lógica de interação com outros grupos quer em espaços ao ar livre, quer em auditórios ou salas de concerto. Pretende levar a cabo master classes com professores de reconhecido mérito artístico. Propõe-se, ainda, realizar concertos, convidando maestros e solistas, bem como participar em concursos nacionais e internacionais.

Neste âmbito, tem vindo a apresentar alguns concertos, participando, em 2014, no I Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda em parceria com Cardoso & Conceição, tendo conquistado o 2.º prémio na secção académica.

Em 2015, obteve o 2.º prémio na segunda categoria, no II Certame Internacional de Bandas de Música Armónico, em Zamora, e o 1.º prémio, no II Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda.

Em 2016, conquistou o 2.º lugar do 1.º prémio da 1.ª secção, no III Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda.

A Orquestra da Fundação A LORD tem como maestro e diretor artístico o professor Rui Leal. 

 

Maestro Rui Leal

Rui Manuel Gomes Leal nasceu em 7 de janeiro de 1988. Iniciou estudos musicais aos 12 anos, na Escola da Associação Recreativa e Musical de Vilela, na classe de Saxofone do professor Hugo Marinheiro. Em 2005, ingressou no Centro de Cultura Musical (CCM/Artave), na classe do professor Fernando Ferreira, com quem trabalhou até ao ano de 2007. No mesmo ano, entrou na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) – Curso Livre – na classe do professor Fernando Ramos, concluindo o mesmo em 2009.

Participou em master classes, orientadas pelos professores: Paulo Martins, João Figueiredo, Fernando Ramos, Arno Bornkamp, Manuel Silva, António Felipe Belijar, Otis Murphy, Henk van Twillert, entre outros. Integrou o Quarteto de Saxofones do CCM e Ensemble de Saxofones do CCM. Foi membro executante das Orquestras de Sopro do CCM e Artave, sob a direção dos maestros Paulo Silva e José Ricardo Freitas. Participou em dois estágios na Orquestra Sinfónica do CCM, orientados pelos maestros José Ricardo Freitas e Eduardo Rocha. Realizou dois estágios na Orquestra Sinfónica Artave, orientados pelos maestros Ernst Schelle e Emílio de César. Realizou, também, um estágio com a Orquestra de Sopros das Escolas Profissionais (APROARTE) no qual foi chefe de naipe e solista, sob a direção do maestro Kevin Wauldron. Trabalhou sob a direção dos maestros António Saiote, Paulo Martins, entre outros. Dirigiu a Banda Militar do Porto e a Banda de Amarante e integrou a Banda de Paços de Ferreira como executante de saxofone.

Em 2014, venceu o 2.° prémio na secção académica, no I Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”.

Em 2015, conquistou o 2.º prémio na segunda categoria no II Certame Internacional de Bandas de Música Armónico, em Zamora, e o 1.º prémio na secção académica, no II Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”.

Em 2016, obteve 2.º lugar do 1.º prémio da 1.ª secção, no III Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”; venceu o prémio de melhor maestro no 3° Certame Internacional de Bandas de Música Armónico de Zamora e o prémio de melhor maestro no III Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”.

É membro fundador do Quarteto de Saxofones de Famalicão. Estuda Direção de Orquestra na Academia Portuguesa de Banda, com o Maestro Paulo Martins. Leciona a disciplina de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s), desde 2009; as disciplinas de Saxofone e Orquestra na Academia de Música e Artes de Vila Nova de Famalicão; as disciplinas de Formação Musical, Saxofone e Orquestra na Escola de Música da Fundação A LORD, na qual é também diretor pedagógico. É, desde outubro de 2015, maestro da Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua.

Atualmente, é maestro e diretor artístico da Orquestra da Fundação A LORD.

 

Repertório

Primavera | Satoshi Yagisawa

Russian Christmas Music | Alfred Reed 

Perseus | Satoshi Yagisawa

Dream in the Silent Night | Toshio Mashima

A Christmas Carol Fantasy | Takashi Hoshide

 

 

Share This