ASTRO FINGIDO

A ASTRO FINGIDO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL, nasce no Porto em 2008, com Direção Artística de Fernando Moreira e Ângela Marques, elementos que têm colaborado com as mais diversas entidades do panorama teatral português desde 1989.

Atualmente, desenvolvem atividade cultural em vários municípios do norte do país, mantendo uma base no Porto e outra em Lordelo-Paredes, mais precisamente na Escola de Parteira.

A Astro Fingido pretende dar o seu contributo artístico e social ao desenvolvimento sustentado da Área Metropolitana do Porto e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, promovendo, para isso, um trabalho que abrange três eixos de intervenção:

a) a criação teatral, com a realização de espetáculos de teatro que circulem pelo território nacional, valorizando a dramaturgia nacional e dando particular atenção à formação de públicos;

b) o serviço educativo, com a realização de atividades que contribuam para o desenvolvimento integrado das crianças, nomeadamente: (Expressão Dramática) Oficinas de Teatro, (Filosofia) Filosofário – Oficina do         Pensamento Crítico e Criativo e (Artes Plásticas) A Arte Vai à Escola;

c) o projeto comunitário, com a criação de atividades culturais envolvendo a comunidade de Lordelo-Paredes e do lugar de Parteira, em particular.

Atualmente, estão em digressão dois espetáculos profissionais: Mulheres Móveis e O Potencial Feminino.

SINOPSE

O espetáculo O Potencial Feminino apresenta a metáfora perfeita sobre a sociedade atual e sobre a mulher em particular. Divididas entre a mulher conservadora e a mulher liberal, as mulheres desta peça vivem numa encruzilhada. Embora se considerem donas do seu destino, continuam agarradas a estereótipos e convenções sociais que as mantêm reféns de uma ordem anterior. Quando por todo o lado emerge a propalada ideia de que a mulher está a conquistar a sua independência e paridade, esta comédia vem questionar se, efetivamente, é mesmo assim.

Um espetáculo no feminino com um enorme potencial.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística: Ângela Marques | Fernando Moreira

Interpretação: Ângela Marques | Filomena Gigante | Luísa Calado | Fernando Moreira

Encenação: Fernando Moreira