Formação

A partir de 1999, a Fundação A LORD começou, em colaboração com o Ministério da Educação, a enveredar pela formação profissional, ministrando o Curso “Noções Básicas de Puericultura”.

Procurando suprimir as necessidades do tecido produtivo do meio social, interessou-se pelas áreas relativas à indústria do mobiliário – força motriz da economia local – nomeadamente a nível de tecnologias das madeiras e informática. Por outro lado, apostou nos cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) na área do Apoio Familiar e à Comunidade, dando a oportunidade aos interessados em obter o 9.º ano de escolaridade e, simultaneamente, a carteira profissional do nível da formação em questão. Para o efeito, mobilizaram-se candidaturas para obtenção de fundos estruturais da União Europeia, por intermédio do POEFDS (Programa Operacional de Educação, Formação e Desenvolvimento Social) e ON (Programa Operacional da Região Norte), com o apoio do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, tendo sido contratadas entidades formadoras externas.

Em novembro de 2004, a Fundação A LORD passou a ser uma entidade formadora acreditada, numa primeira fase, pelo IQF (Instituto para a Qualidade na Formação, IP) e, posteriormente, pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).

Por forma a incrementar as qualificações literárias e profissionais das pessoas, promoveu ações de formação de dupla certificação na área de Eletricidade e Energia (9.º e 12.º anos de escolaridade) financiadas pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano) a desempregados à procura de novo emprego, sobretudo os de longa duração, e à procura de primeiro emprego.

Em parceria com a Cooperativa de Electrificação A LORD, CRL, a Fundação proporcionou formação financiada para ativos empregados e empresários nas seguintes áreas:

• Informática de Iniciação e Avançada (Word, Excel, Internet e Auto-CAD).
  • Higiene e Segurança no Trabalho.
  • Certificação da Qualidade.

De acordo com as necessidades da população local, os serviços formativos executaram, também, ações não financiadas, contando, por vezes, com parcerias de grande importância. Tal aconteceu, por exemplo, no ATL de Informática para crianças, na Formação Pedagógica Inicial de Formadores e na Iniciação à Informática para pessoas com mais de 50 anos.

A Fundação A LORD leva a cabo, desde 2004, ações formativas financiadas e não financiadas, assumindo, em simultâneo, os papéis de entidade formadora e promotora, apostando nas seguintes formações:

• Dupla certificação – equivalência escolar a nível do 9.º e 12.º anos de escolaridade e certificação profissional – destinadas a jovens e adultos.
  • Unidades de formação de curta duração certificadas para ativos empregados, desempregados e empresas.
  • Unidades de formação de curta duração ajustadas às necessidades dos trabalhadores de empresas.

Todas as formações decorrem de forma presencial e a Fundação A LORD faz o levantamento e o diagnóstico de necessidades; organiza, desenvolve, executa e avalia todas as ações de formação e emite, ainda, os certificados de qualificação profissional.

A concretização destes projetos conta ainda com parcerias, formais e informais, estabelecidas com diversas entidades locais, nomeadamente:

• Cooperativa de Electrificação A LORD, CRL (encaminhamento de formandos, empréstimo de equipamentos, cedência de uma oficina ligada à eletricidade e acolhimento de estágio).
  • Centros Qualifica (divulgação da ação e encaminhamento de formandos: Ágito – Formação & Serviços, Lda. e CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário).
  • Gabinetes de Inserção Profissional (divulgação da ação e encaminhamento de formandos: GIP de Lordelo, GIP de Baltar e GIP de Rebordosa).
  • IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional de Penafiel e Valongo (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • Pelouros de Ação Social e de Educação da Câmara Municipal de Paredes (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Paredes (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • ASEP – Associação de Empresas de Paredes (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e disponibilização de locais de estágio).
  • Associação Paredes pela Inclusão Social (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • Agrupamento de Escolas de Lordelo (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • Agrupamento de Escolas de Paredes (divulgação da ação e encaminhamento de formandos).
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Centro Sócio Educativo e Profissional de Parteira (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (disponibilização de formadores para a componente tecnológica e empréstimo de gerador de sinais e osciloscópios).
  • Casa do Povo de Lordelo (cedência de instalações).
  • Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário – CFPIMM (partilha de instalações, equipamentos essenciais e formadores).
  • LordeGest Contabilidade, Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • JR Instalações Eléctricas, Unipessoal Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Manuel Soares da Rocha & Filho, Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Nogueira Pacheco – Indústria de Móveis, Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Miguel Ferreira Indústria de Mobiliário, Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos e acolhimento de estágio).
  • Bifase Material Eléctrico e Electrónico, Lda. (divulgação da ação, encaminhamento de formandos, acolhimento de estágio e empréstimo de equipamentos).

A Fundação A LORD é entidade certificada, a partir de julho de 2015, nas seguintes áreas de educação e formação:

• 346 – Secretariado e trabalho administrativo.
  • 482 – Informática na ótica do utilizador.
  • 522 – Eletricidade e energia.
DGERT

Organograma