ACADEMIA PORTUGUESA DE BANDA

O que é a Academia Portuguesa de banda (APB)?

A APB é uma escola que tem como principal objeto a formação de maestros de banda.

Objetivos

• Desenvolver a vertente técnica ao nível da géstica, técnicas de ensaio, capacidade de liderança e motivação.
  • Dar a conhecer e trabalhar repertório de todas as épocas e estilos.
  • Dotar os alunos de ferramentas que os possam ajudar a elaborar novos programas, anuais ou sazonais.
  • Orientar os alunos no sentido de identificarem as características do seu grupo e, por consequência, elaborarem estratégias de desenvolvimento.
  • Realizar estágios periódicos com diferentes bandas.
  • Promover grandes concertos, dando oportunidade aos alunos de se apresentarem em salas de referência.

A quem se destina?

A todos os músicos, profissionais ou amadores, que se sentem motivados ou fascinados pela arte de dirigir.

Tem como Presidente da Associação o Professor Manuel Silva e como Diretor Artístico/Pedagógico o Maestro Paulo Martins.

Maestro Paulo Martins

Paulo Martins teve como primeiro instrumento o Saxofone, concluindo com as mais altas classificações o curso complementar no Conservatório de Música do Porto.

Prosseguiu os seus estudos em Fagote com o professor Hugues Kesteman, ingressando posteriormente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), onde obteve a Licenciatura em Instrumentista (Fagote), tendo sido galardoado com o Prémio da Fundação Eng. António de Almeida por ter concluído a Licenciatura Bietápica em Instrumento/Fagote com a mais elevada classificação, no ano letivo 2000/2001.

Em 2001, continuou os seus estudos de Fagote, na Alemanha, durante quatro anos, obtendo o curso de solista e o mestrado em performance na classe do Prof. Gunter Pfitzenmaier, na “Hochschule für Musik Karlsruhe”, ambos com a máxima classificação, gravando, como prémio, o concerto de Mozart com a Orquestra de Câmara da mesma escola. Foi premiado em diversos concursos, nomeadamente “Juventude Musical Portuguesa”, “Jovens talentos dos CTT”, “Concurso do Conservatório de Música do Porto” e “Concurso de Jovens dos Distritos de Coimbra e Aveiro”. Apresentou-se a solo com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfonieta, Orquestra ARTAVE, Orquestra de Câmara da Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, e integrou várias orquestras das quais se destaca a participação regular com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Estudou Direção de Orquestra com o maestro Osvaldo Ferreira, Ernst Schelle, Eugene Corporon e Jorma Panula.

Em 2007, obteve o Mestrado em Direção com o conceituado maestro Jan Cober no Conservatório de Maastricht, na Holanda, igualmente com distinção.

Tem vindo a orientar Master Classes e dirigir algumas orquestras tais como: Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva, Orquestra do Salão Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto, Orquestra Raízes Ibéricas, Banda Sinfónica d’Alaquàs, em Valência, Banda Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra Clássica e Orquestra de Sopros do Instituto Piaget, Banda dos Loureiros de Palmela, Estágio Verão Amizade, Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, Orquestra de Sopros do Conservatório do Vale do Sousa, Banda Sinfónica de São Miguel, Banda Militar dos Açores, Banda Militar do Porto, Orquestra de Cordas da Academia de Música de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Fornos, Banda Municipal de Ponte Vedra, Banda Municipal da Corunha, Banda da Guarda Nacional Republicana de Lisboa (GNR), Orquestra Clássica da Madeira e Orquestra Nacional do Porto, Estágio D’Ouro, Academia de Música de Cinfães, entre outras.

Como maestro foi galardoado no Certamen Internacional de Bandas de Musica de Valência, em 2002, 2005 e 2010; no Concurso de Bandas – Ateneu Artístico Vila-franquense na 2.ª, 4.ª e 5.ª edições (todos com o primeiro prémio) e no Certamen Internacional de Bandas de Musica Vila d’Altea, em 2006, 2007 e 2014, tendo arrecadado a Batuta de Ouro, prémio esse atribuído aos maestros que obtêm três primeiros prémios. Integrou o júri do concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP, do “I Certamen Nacional de Bandas de Musica D’Almàssera”, em Valência, do prestigiado “Certamen Internacional de Bandas de Musica – Cidade de Valência” e, em 2016, presidiu o júri do “Certamen Internacional de Bandas de Musica Vila d’Altea”, foi diretor artístico do “Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas Cidade de Aveiro”. Foi coordenador do mestrado em Direção de Orquestra de Sopros do Instituto PIAGET de Viseu.

Atualmente, é diretor artístico do “Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D’Ouro. É professor no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e diretor artístico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Branca (ARMAB) e da Academia Portuguesa de Banda (APB).