ORQUESTRA DA FUNDAÇÃO A LORD

A Orquestra da Fundação A LORD é um projeto musical criado em outubro de 2012.

É composta por jovens instrumentistas de sopro, percussão e cordas. O seu concerto de apresentação teve lugar no dia 12 de julho de 2013, no Auditório da Fundação A LORD.

Aproveitando a tradição enraizada das bandas filarmónicas, esta orquestra pretende desenvolver com elas um trabalho complementar e alternativo. Tem também como objetivo evoluir para um processo de semiprofissionalização, numa lógica de interação com outros grupos quer em espaços ao ar livre, quer em auditórios ou salas de concerto. Pretende levar a cabo master classes com professores de reconhecido mérito artístico. Propõe-se, ainda, realizar concertos, convidando maestros e solistas, bem como participar em concursos nacionais e internacionais.

Neste âmbito, tem vindo a apresentar alguns concertos, participando, em  2014, no I Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda em parceria com  Cardoso & Conceição, tendo conquistado o 2.º prémio na secção académica.

Em 2015, obteve o 2.º prémio na segunda categoria, no II Certame Internacional de Bandas de Música Armónico, em Zamora, e o 1.º prémio, no II Concurso Internacional de  Bandas  “Filarmonia  D`Ouro”, organizado pela Academia Portuguesa de Banda.

Em 2016, conquistou o 2.º lugar do 1.º prémio da 1.ª secção, no III Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D`Ouro”, organizado  pela  Academia Portuguesa de Banda.

A Orquestra da Fundação A LORD tem como maestro e diretor artístico o professor Rui Leal.

MAESTRO E DIRETOR PEDAGÓGICO DA BCA PAULO MARTINS

Estudou Saxofone no Conservatório de Música do Porto; Fagote na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), e na “Hochschule für Musik Karlsruhe”.

Obteve com distinção o mestrado em direção com o maestro Jan Cober no Conservatório de Maastricht na Holanda, e frequentou alguns masterclasses com vários maestros, entre outros, Ernest Schelle, Eugene Corporon e Jorma Panula.

Como maestro foi galardoado com vários prémios, nomeadamente “Certamen Internacional de Bandas de Música de Valencia” em 2002, 2005, 2010 e 2018 (primeiro prémio na primeira secção); Concurso  Internacional de Bandas – Ateneu Artístico Vilafranquense na 2.ª, 4.ª e 5.ª edição (todos com o primeiro prémio); “Certamen Internacional de Bandas de Música Vila d’Altea” em 2006, 2007 e 2014 tendo arrecadado a Batuta de Ouro, prémio esse atribuído aos maestros que obtêm três primeiros prémios; “Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga” em 2017 com primeiro prémio e “Batuta de Prata” atribuído ao melhor maestro.

Tem vindo a orientar master classes e dirigir algumas orquestras e bandas por todo o país bem como em Espanha, Brasil , Argentina, Itália e Áustria.

Desenvolveu grande atividade na área da direção, enquanto professor e diretor artístico da Academia Portuguesa de Banda.

Atualmente, é Diretor Artístico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira e da Associação Recreativa e Musical – Amigos da Branca (ARMAB).

REPERTÓRIO

The Earth – Toshio Mashima